QUEM É AECIO RIBEIRO

Aécio Ribeiro Filho é especialista em Liderança Corporativa, Jornalista, Professor, Teólogo e Pastor. Autor do livro Liderança Disposicional, ministra treinamento para lideranças desde 2005 e tem uma trajetória de sucesso nesta área. Como mentor de líderes, desenvolve um brilhante trabalho com um conteúdo altamente eficaz e uma metodologia muito apreciada pelos seus “mentorados”. Aécio já treinou mais de 3 mil líderes no Brasil e no exterior usando a plataforma de princípios AplEx-PI (Aplicativos de Excelência Pessoal e Institucional) e tem logrado grande êxito com este trabalho.

Casado com Jesiana Rita, é pai de Kemuel e Kandace. Atualmente mora em Guarulhos-SP onde lidera a Igreja Logos e dirige a Aetós Liderança Corporativa. É membro do Grupo de Excelência em Administração Estratégica e Planejamento do CRASP – Conselho Regional de Administração de São Paulo.

LIDERANÇA DISPOSICIONAL - o que é isso?

O uso do termo “Disposicional” abrange tanto o aspecto comportamental quanto o corporativo/organizacional. Disposição é potência para agir, mas também é “não estar numa posição” isso sugere que a liderança Disposicional é aquela que pode ser exercida independente de uma posição.

as competências que caracterizam a LD resultam da conjugação das três inteligências: cognitiva, emocional e espiritual.

a LD permite a pessoa a performar na “zona da excelência”

as principais competências da LD são: conhecimento, entendimento, sabedoria, habilidade e personalidade.

a LD é uma abordagem de liderança horizontalizada, em que as pessoas influenciam umas as outras com alto comprometimento e engajamento

a LD é a abordagem que mais gera resultados, posto que o líder Disposicional não depende de títulos ou cargos para exercer sua função.

APLICATIVOS DE EXCELÊNCIA (AplEx)

Damos o nome de “Aplicativos” a uma plataforma de elementos filosóficos, científicos e empíricos que ajudam as pessoas e instituições na caminhada em busca da excelência, no desenvolvimento de suas Competências.

Os Aplicativos de Excelência são essenciais para a caminhada em busca da excelência e se aplicam às cinco instituições-base da sociedade: Governo, Empresas, Educação/esportes, Família e Igrejas.

Para cada uma destas instâncias há uma abordagem diferente, mas sobre a mesma plataforma.

O resultado é sempre a Excelência.

EMPRESAS: Registram melhoras em todos os níveis – produtividade, processos, marketing e governo – destacando-se no cenário com diferenciais de excelência.

GOVERNO: Instituições governamentais podem usar a plataforma da AplEx-PI como recurso de melhoria de seu corpo operacional.

EDUCAÇÃO: Projetos pedagógicos fundamentados em Princípios são os que mais se destacam no segmento educacional.

IGREJAS: Centenas de líderes Eclesiásticos tem se utilizado dos aplicativos para treinar sua equipe e lograr êxito em sua missão.

FUTEBOL: Os princípios também estão sendo aplicados em times de futebol, com vistas à melhoria da performance dos jogadores e excelência da Gestão de Esportes.

GESTÃO POR MINISTÉRIOS (GMin)

Gestão por Ministérios é uma nova concepção da estrutura organizacional, holacrática (não-hierárquico), que permite a compreensão da empresa como um organismo, um corpo, em que cada membro reconheça seu papel e o desempenha em favor do todo.

A visão ministerial de Gestão está fundamentada na Inteligência Espiritual, tendo como base a estrutura eclesiástica, cujo desenvolvimento se dá sustentado nos ministérios descritos na bíblia, em Efésios 4.11.

A visão não é religiosa, ainda que tenha a espiritualidade como um viés sustentador. A GMin se desenvolve compreendendo os cinco elementos fundamentais para o desempenho das Organizações: a cultura, o planejamento, a execução, o controle e o treinamento.

Este conceito de gestão é altamente profícuo, tendo sido atestado por empresas do Brasil e exterior que registraram crescimento exponencial após implantar a GMin.

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

A inteligência espiritual está vinculada à sabedoria. Não à sabedoria filosófica, nem ao conhecimento, em si. É a sabedoria como fruto do espírito. Tal sabedoria compreende as faculdades espirituais mais nucleares e diretamente internalizadas no caráter do indivíduo.

Pela inteligência espiritual o homem consegue identificar o propósito da vida, sua vocação e sua missão. E isto é fundamental para que o indivíduo trabalhe e desempenhe suas tarefas sem o risco de “idiotizar” a existência. Sim, a ausência de propósito é uma poderosa ferramenta de idiotização da vida, pois sem propósito o homem não consegue compreender o sentido de viver. Sem propósito, o trabalho e as demais atividades humanas giram num ciclo tolo e banal.

MENTORIA DE LÍDERES

MENTORIA é a mais eficaz metodologia de desempenho pessoal e profissional. No processo, o mentor orienta, encaminha e oferece ao mentoreado ferramentas para o desenvolvimento de competências e conhecimento científico. Esta mentoria é fundamentada na inteligência espiritual e está destinada a líderes, empresários e profissionais que querem inovar, crescer e melhorar sua performance diante dos desafios.

A Aetos realiza mentoria tanto individual quanto em grupo, com ferramentas e conteúdo exclusivos, nas quatro áreas de trabalho: Liderança, Gestão, Desempenho de Competências (AplEx) e Inteligência Espiritual.